Flat Preloader Icon

Muitas pessoas esquecem que, além do motor e outras partes do carro, a bateria é uma das mais essenciais. Isso porque, considerada por muitos como o coração do sistema elétrico do veículo, sem ela, não é possível dar a partida ou acender as luzes, por exemplo. Por isso, ela precisa de cuidados específicos para se manter funcionando bem e garantir a saúde do seu amigo de 4 rodas. Então, se você não faz ideia de como cuidar da bateria ou apenas quer saber mais sobre esse assunto, trouxemos 4 dicas que irão te ajudar nisso. Continue lendo!

 

Antes de comprar, faça a escolha certa

Isso mesmo, o primeiro cuidado com a bateria do veículo deve ser tomado antes de você comprá-la, ou seja, é necessário que você escolha a ideal para o seu tipo de carro. Então, pesquise sobre as empresas que as vendem e seus fabricantes e leve em consideração a capacidade da peça, assim, terá certeza de que ela dará conta das necessidades do seu carro. Portanto, procure por estabelecimentos que possuam a confiança de seus clientes em primeiro lugar!

 

Atenção ao dar a partida

Agora que já tem a bateria instalada corretamente em seu veículo, antes de dar a partida, tome muito cuidado, pois isso diz respeito a ela e toda a parte elétrica do carro. Essa precaução é importante porque a ignição precisa de bastante energia da bateria e quando se tem várias partes ligadas, o risco dela sofrer sobrecarga é maior.

Sendo assim, o mais indicado é manter desligado qualquer equipamento elétrico durante a partida, por exemplo, rádio, faróis ou qualquer outro item que consuma energia. Dessa forma, ligue tudo somente depois que o motor já estiver funcionando.

 

Não deixe o carro parado por muito tempo

Um dos maiores erros de muitos motoristas é o de deixar seu veículo parado por muito tempo. Isso porque, se você deixá-lo dessa forma, algumas partes do carro ainda consumirão energia da bateria mesmo quando desligados, pois funcionam no modo chamado de “stand by”. Como é o caso da central de injeção, do rádio, do alarme, entre outros. Então, o mais indicado é conduzir o veículo, pelo menos, uma vez por semana, assim, a bateria será recarregada. Porém, se isso não for possível, é preciso ligar o motor do carro de tempos em tempos e deixá-lo funcionando por uns 5 minutos.

 

Inspeção e Manutenção

Essa é a última dica e também é extremamente importante para manter a bateria do seu carro funcionando bem. Assim, tenha a noção de que a inspeção e manutenção do carro é essencial e deve ser realizada apenas por profissionais qualificados. Todo o sistema elétrico do carro precisa de revisões periódicas e da revisão anual, além de ser necessário levá-lo para uma avaliação sempre que ele apresentar sinais de mau funcionamento, por exemplo, dificuldade na hora de dar a partida.

A partir dessas dicas percebemos o quanto a bateria é importante para o carro e como precisamos escolhê-la com cuidado e atenção, confiando apenas em empresas e fabricantes com experiência e seriedade no mercado.