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É um sistema aonde com apenas um toque você desliga e religa o motor automaticamente em breves paras. Hoje em dia mais difundido, carros mais populares já possuem esta função.

Como funciona o sistema Start/Stop?

Ao parar o veículo, o motor de combustão é desligado automaticamente. Ele é ligado novamente assim que é acionado o pedal da embreagem em carros com câmbio manual. Para identificar esses movimentos, há diversos sensores que apontam qual marcha está engatada, se as rodas estão girando e em qual sentido, qual é a atividade do motor, a pressão sobre os freios e o rendimento da bateria. O objetivo do sistema é que o funcionamento seja suave ao desligar e religar o motor, além de oferecer arranques extremamente rápidos.

A vida útil dos componentes do veículo são reduzidas?
Não. A vida útil destes componentes não é reduzida por este sistema.

É usada uma bateria auxiliar ou redimensionada nos carros com Start/Stop?

Nem sempre é usada uma bateria secundária, mas a solução existe em alguns modelos para incrementar o nível de conforto com a incorporação de outros sistemas que aumentam o consumo elétrico. Em geral, a solução é o uso de uma bateria redimensionada.

Há componentes que são menos usados em carros com Start/Stop?

Sim.Outros componentes significativos do motor, como velas, injetores, válvulas, bomba de combustível, bomba de água e outros, permanecerão menos tempo em operação. Portanto, a vida útil deles será superior se comparada com um veículo sem o sistema Start/Stop”.

Quanto chega a ser a melhoria no consumo com o Start/Stop?

O sistema Start/Stop pode ajudar a reduzir em até 15% o consumo de combustível e a emissão de CO². Em algumas situações é possível economizar mais de 20% de combustível.

Em quais condições o sistema Start/Stop não desliga o motor?

Para não prejudicar a dirigibilidade, as principais condições que inibem o funcionamento do Start/Stop são: baixo nível de carga na bateria, quando o veículo está em movimento, quando há sinal de porta aberta ou de cinto de segurança desafivelado, quando a temperatura do motor ainda é baixa ou dependendo do acionamento do ar-condicionado. O sistema não é acionado, por exemplo, enquanto está manobrando com a ré engatada ou em ladeiras muito íngremes.

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