Flat Preloader Icon

WG, ASSOCIADA IBER

Para nós, fazer o melhor é um compromisso diario.

LOGÍSTICA REVERSA

Entenda o sistema de Logística Reversa utilizada pela WB Baterias

O sistema de logística reversa de baterias chumbo-ácido é formado por: Consumidores, Comerciantes Varejistas, Distribuidores, Fabricantes, Importadores, recicladores e a entidade gestora IBER.
O pleno funcionamento deste Sistema está condicionado à efetiva participação de todos, seguindo o fluxo inverso, conforme abaixo:

OBRIGAÇÕES

FABRICANTE

• O fabricante deverá utilizar recicladoras próprias e/ou terceirizadas, desde que em condições adequadas para reciclagem.
• O importador devolverá o chumbo e o plástico já reciclados aos fabricantes de origem através da exportação, para um novo procedimento de formulação de novas baterias.

DISTRIBUIDOR

• O distribuidor remeterá todas as baterias usadas ao fabricante na proporção de 1 para 1 de baterias vendidas.
• O distribuidor importador remeterá todas as baterias usadas ao importador na proporção de 1 para 1 de baterias vendidas.

COMERCIANTE

• O comerciante remeterá as baterias usadas ao Distribuidor.
• O comerciante remeterá as Baterias usadas ao Distribuidor que a importou.

CONSUMIDOR

• O consumidor deverá devolver sua bateria usada ao comerciante/Ponto de venda.

CERTIFICAÇÃO INMETRO

A homologação da produção de baterias é um trabalho criterioso que avalia detalhes que vão desde o controle de processos até a qualidade dos componentes.

IBER BRASIL

O IBER (Instituto Brasileiro de Energia Renovável) é uma associação civil sem fins econômicos. Em cumprimento a Lei nº 12.305/10, que prevê a responsabilidade pós consumo de baterias de chumbo ácido e implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, informamos que o Instituto Brasileiro de Energia reciclável – IBER, conforme item 7.3 do Termo de Compromisso firmado com o Poder Público Estadual, foi criado para conduzir o Sistema de logística reversa de baterias chumbo-ácido, na condição de entidade gestora.

Missão: Integrar as ações individualizadas de logística reversa na cadeia, apoiando a sua implementação, monitoramento, acompanhamento, auditoria e sistematização de ações, estimulando o ingresso dos demais componentes da cadeia no Sistema e garantindo a viabilidade econômica, social e ambiental para atuação em todo o território nacional.

PRODUTOS

SOBRE O GRUPO WG

CONTATO MATRIZ